Em meio ao feriado, PUCRS delibera sobre eleições no DCE

Estudantes da PUCRS vêm realizando protestos contra a atual direção do DCE | Ramiro Furquim/Sul21
Felipe Prestes
Em meio ao feriado de Corpus Christi, o Conselho Universitário (Consun) da PUCRS vai decidir nesta sexta o futuro do DCE da instituição. Representantes do atual diretório de estudantes e do Movimento 89 de Junho, de oposição, estarão presentes à reunião.
Leia mais:
- Eleição para o DCE da PUCRS será antecipada
A tendência é de que o conselho decida um novo calendário para as eleições do DCE e de centros acadêmicos da PUCRS. O mandato da atual direção do DCE, que vai até o final de 2012, pode acabar em novembro deste ano ou em abril do ano que vem. Mas há também a hipótese de que o Consun não delibere sobre as eleições do diretório e dos centros acadêmicos.
Nesta terça (21), houve audiência no Foro do Partenon, na qual o juiz Fabio Heerdt tentou mediar o conflito – sem sucesso, porque a postura do presidente do DCE, Thiago Brozoza, foi de não abrir mão das prerrogativas que julga serem de seu direito.
Na audiência, em que também estiveram presentes integrantes da oposição e da reitoria da PUCRS, foi aventada a hipótese de que o Conselho Universitário não tem o direito de interferir nas eleições estudantis, mas que pode deslegitimar a atuação do DCE. A ideia seria convocar eleições para a representação discente no Consun, que hoje é feita por quem é eleito para o DCE. Uma eleição paralela e um novo representante discente no conselho simbolizariam que a universidade, de certa forma, deslegitima o diretório central dos estudantes.
A assessoria de comunicação da PUCRS não confirma esta hipótese e tampouco confirma que será decidida nova data para eleição para o DCE, mas diz que a tendência é de que ocorra esta segunda possibilidade, conforme fora divulgado na semana passada. Segundo a assessoria, a pauta exata da reunião do Consun ainda é desconhecida está sendo definida por um colegiado formado pelo reitor e pelos pró-reitores.

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação