Ministério do Interior egípcio dissolve órgão de repressão da era Mubarak

Opera Mundi - O Ministério do Interior do Egito decidiu nesta terça-feira (15/03) dissolver os serviços de Segurança do Estado, responsáveis pela repressão durante o regime de Hosni Mubarak, informou a rede de televisão estatal.


A emissora, que citou um comunicado oficial, explicou que esse organismo será substituído por um departamento de segurança nacional "para defender a frente interna e se encarregar da luta antiterrorista".

O desmantelamento da Segurança do Estado era uma das principais reivindicações dos manifestantes após a renúncia de Mubarak, ocorrida em 11 de fevereiro.

De acordo com a nota, nos próximos dias serão escolhidos os oficiais do novo serviço, que trabalharão "com a colaboração dos organismos competentes sem se intrometer na vida dos cidadãos, de acordo com os princípios da constituição, a lei e os princípios dos direitos humanos".

Há duas semanas, várias sedes da Segurança do Estado em distintas cidades do Egito foram alvo de ataques por parte de manifestantes.

No último dia 5, cerca de 2.500 pessoas entraram no principal quartel da organização, situado na região nordeste do Cairo, para buscar documentações antes que fossem destruídas. Em Alexandria, na noite anterior, 21 agentes ficaram feridos em um episódio similar.

Fonte: Diário Liberdade -- http://t.co/wkIR2Qi

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação