Dando andamento a campanha de Abertura dos Arquivos da Ditadura, realizamos no dia 17/03 do Prédio A um ato Simbólico de Sepultamento dos desaparecidos:
Campanha Nacional a Favor da Abertura dos Arquivos da Ditadura.
A Federação Nacional do Movimento Estudantil de Historia, esta com uma campanha para a abertura dos Arquivos da Ditadura Militar.
O Diretório Acadêmico de Historia – Gestão a Mola que Resiste – acredita que esse debate é muito importante para nós futuros historiadores e professores de historia, pois defendemos o direito a memória, a historia e a verdade.
O nosso pais viveu sobre o regime militar durante 21 anos, e durante esse período diversos movimentos sociais, inclusive o movimento estudantil, foram vitimas de opressão por parte dos militares. Mas esse período da historia do pais ainda continua escondido, os arquivos da ditadura militar vivida pelo Brasil continuam trancafiados e diversas práticas daquele período ainda permanecem como a tortura, a constante criminalização dos movimentos sociais e um sistema democrático muito pouco participativo. .
O material que hoje está “escondido” é de extrema importância para a pesquisa desse período importante da Historia do País e também para que possa ocorrer a punição dos responsáveis que cometeram atos violentos, violando os direitos humanos.
Por isso, nós estudantes de Historia defendemos a abertura de todos os arquivos da Ditadura Militar Brasileira, porque assim teremos acesso ao material de pesquisa que podem esclarecer esse período recente de nossa historia e também garantir o direito de memória e verdade.
Cristiane Nunes - Estudante de Historia
Segue algumas fotos da Atividade.
0 comentário(s):
Postar um comentário
Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.