OCUPAÇÃO 20 DE NOVEMBRO 4 ANOS DE RESISTÊNCIA


DIA 20/11 (Sábado)

VENHA CONFRATERNIZAR CONOSCO E SE SOMAR A LUTA!!!

16h Atividades Recreativas e Esportivas

18h - Exibição do vídeo “Ocupação 20 de Novembro: Quando morar é um Privilégio, Ocupar é um Direito”

19h – Festa com som pra todos os gostos.... música gaúcha com CIRO FERREIRA, Hip Hop com REVOLUÇÃO RS e pagodeira com a gurizada do Morro Santana


BREVE HISTÓRICO DA OCUPAÇÃO 20 DE NOVEMBRO

No dia 20 DE NOVEMBRO DE 2006 o Movimento Nacional de Luta pela Moradia- MNLM ocupou, pela segunda vez, o prédio situado na esquina da Avenida Mauá com a caldas Junior no centro de Porto Alegre.

A ocupação teve como objetivos denunciar os vazios urbanos, a especulação imobiliária e provocar o debate da reversão de imóveis utilizados para fins ilícitos para moradia popular, pois o imóvel em questão, construído com dinheiro público e privatizado fora utilizado pelo PCC em tentativa de assalto.

4 ANOS DEPOIS O PRÉDIO EM QUESTÃO CONTINUA NÃO CUMPRINDO NENHUMA FUNÇÃO SOCIAL! (Conforme determina o Estatuto das Cidades Lei 10.257/01)

Desde 23 DE MARÇO DE 2007 as famílias do MNLM encontram-se assentadas provisoriamente em área pública na Avenida Padre Cacique. As famílias retomaram os núcleos de produção e com seu trabalho restauraram o imóvel público.
COOPERATIVA 20 DE NOVEMBRO

Atualmente, funciona no assentamento a COOPERATIVA 20 DE NOVEMBRO, que possui núcleos de comunicação (serigrafia, designer gráfico, criação de sites e blogs), alimentação (refeições para eventos e padaria), Reciclagem, Estacionamento, Artesanato e Prestação de Serviços . Todos os núcleos possuem uma organização autogestionária, a administração do empreendimento é coletiva e democrática, todas as decisões e investimentos são discutidos coletivamente e o resultado é dividido igualmente entre todos.

Hoje a Cooperativa 20 de Novembro tem abrangência municipal e gera renda para os e as militantes do movimento além de uma porcentagem do resultado obtido ser revertido para a luta do MNLM na cidade.

NOVA AMEÇA

As famílias da Ocupação 20 de Novembro receberam na última semana a notícia de que estão incluídas no projeto da prefeitura de Porto Alegre de reassentar 12 mil famílias na Restinga. O governo municipal pretende descumprir o acordo firmado com as famílias do reassentamento definitivo na região centro, onde os moradores trabalham, estudam e possuem vínculos. Também sem nenhuma garantia de continuidade do trabalho da Cooperativa 20 de Novembro, uma conquista das famílias na luta por condições dignas e solidárias de geração de trabalho e renda.

Se inicia em Porto Alegre o Processo de “Limpeza Social” preparatório para a Copa de 2014!

O Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) traz a possibilidade de diminuição do déficit habitacional em Porto Alegre, no entanto, segundo o Fórum Estadual de Reforma Urbana:
corre o risco de se transformar em pesadelo, caso a prefeitura se deixe levar pelo canto de sereia das incorporadoras imobiliárias e insista em transferir os pobres para a periferia da periferia da cidade, onde os serviços são inexistentes, o sistema de transporte é precário e as oportunidades de emprego e geração local de renda praticamente nulas. Uma combinação perversa entre ganância privada e descaso público pode gerar um enorme problema social, urbano, ambiental e econômico para as gerações atuais e futuras. É inaceitável que os recursos disponíveis para habitação popular sejam utilizados para reproduzir mais segregação sócio-espacial. A concentração de milhares de famílias de baixa renda em locais distantes da área urbana consolidada gera guetos sociais, como se viu na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, ou na Restinga, há mais de quarenta anos em Porto Alegre, além de obrigar a Prefeitura a enormes investimentos no tempo para suprir estas áreas com a infraestrutura e os serviços necessários.
A fratura de comunidades existentes e a criação de guetos urbanos contrariam os princípios do Estatuto da Cidade e do próprio PMCMV, expressando um retrocesso urbanístico inaceitável para Porto Alegre.”

É PRECISO INTENSIFICAR A RESISTÊNCIA:
O CENTRO É DO POVO!!!

Av. Padre Cacique, 1345. Porto Alegre-RS
Fone: (51) 3231 2939
Blog: http://ocupacao20denovembro.blogspot.com/

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação