Mobilização popular faz Obama cancelar discurso na Cinelândia




Publicada em 18/03/11 21:26  
Visualizações : 18
A organização da visita do presidente dos Estados Unidos ao Brasil divulgou nota na tarde desta sexta-feira (18) confirmando a transferência do discurso de Obama, no domingo (20), para o Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Tudo indica que as “preocupações” citadas na nota como justificativa para a mudança referem-se às mobilizações durante toda esta semana de diversos movimentos sociais e organizações políticas contrárias à visita de Obama ao Rio.
O evento aconteceria na Cinelândia, aberto ao público e com expectativa para receber até 30 mil pessoas. Agora não passarão de 800 os convidados para o evento fechado no Municipal, indicados pelo Consulado dos EUA e pelos governos federal, estadual e municipal. A nota oficial sobre o cancelamento do discurso público na Cinelândia está disponível na íntegra na página da Missão Diplomática dos EUA no Brasil (clique aqui para ler).
Em artigo publicado na Agência Petroleira de Notícias (clique aqui para ler) no dia 15/03, o diretor do Sindipetro-RJ, Emanuel Cancella, afirmava que a Cinelândia não merecia isso, uma alusão ao fato de que este local histórico sediou inúmeras mobilizações sociais importantes, como na resistência à ditadura militar, e agora seria usado como palco para uma festa do Império e do Capitalismo. “Obama vai pedir desculpas ao povo brasileiro pelos 26 anos de ditadura militar e pela cobiça imperialista permanente sobre nossas riquezas? (...) E a presidente Dilma, que foi vítima da ditadura, acha isso razoável?”, indagou Cancella.
Protestos repercutem na mídia
Durante a semana, a imprensa alternativa, as mídias sociais e até jornais e sites de notícias repercutiram as mobilizações para organizar um grande protesto contra Obama, durante seu discurso de domingo. A Plenária Unificada dos Movimentos Sociais, realizada na quarta-feira (16), no Sindipetro-RJ, foi notícia no portal G1 (clique aqui para ler) , em matéria produzida pela BBC Brasil. Além disso, vários outros veículos de comunicação cobriram tanto a plenária de quarta quanto a passeata realizada nesta sexta, iniciada na Candelária e encerrada com protesto em frente ao Consulado dos EUA.
Fonte: Agência Petroleira de Notícias

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, crítica ou saudação juntamente com seu contato.

 

© 2009-2012 movimento contestação